quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 0 comentários

O que significa a Quaresma

A partir de hoje os católicos começam a viver a Quaresma (40 dias que antecedem o Domingo de Páscoa). É nesse domingo que comemoramos uma das maiores festas do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo.

Para nós católicos, a quaresma tem um significado muito importante: conversão e reflexão. Esse é o tempo ideal para nos aproximarmos mais de Deus. Refletirmos sobre nossas ações para com o próximo e nossos pecados. Ou seja, um verdadeiro exame de consciência para nos tornarmos pessoas melhores.

A penitência e a oração são duas das três linhas de ação que nos ajudam a alcançarmos o crescimento pessoal e espiritual. Duas experiências lindas e importantes que nos ajudam a “enxergar” o quanto Deus é essencial e importante em nossas vidas.

Existem vários exemplos de penitência. Para expressar respeito e gratidão a Cristo por tudo o que fez por nós, algumas pessoas se abdicam de algo que gostam muito. Um exemplo? Um chocólatra deixará de comer chocolate por 40 dias.

Deixar de consumir um doce ou refrigerante é muito mais fácil que morrer na cruz, não acha? Cristo sempre nos amou e sua maior prova foi morrer na cruz para nos salvar. Mesmo tendo poderes para acabar com toda a dor e sofrimento ocasionada pelos homens da época, Ele pediu a Deus para perdoá-los, pois os mesmos não sabiam o que estavam fazendo.

Será que ninguém consegue deixar de comer um doce em gratidão a Jesus por todo esse amor que Ele sente por nós? E conseguir atingir o propósito da penitência (a terceira linha da Quaresma): guardar o dinheiro que gastaria em doces para fazer caridade?

Vamos, então, aproveitar a Quaresma para buscarmos o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, paz e amor em toda a humanidade.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) orienta aos cristãos a recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009 1 comentários

Agradecimentos

Hoje recebi a resposta para as minhas preces e o ano começa do jeitinho que eu imaginava e tanto pedi! E tudo isso eu devo a Deus e a Santa Rita de Cássia.

Estou de emprego novo! Os horários são perfeitos e estou muito feliz com a oportunidade. Deus não poderia ter feito melhor! O emprego veio na hora certa. Se Deus quiser tudo dará certo.

Não restam dúvidas de como Ele é maravilhoso em minha vida. Eu sou muito grata a Deus por tudo, principalmente pelas bênçãos alcançadas! E 2009 só começou, hein?!! Se Deus quiser esse ano será cheio de vitórias e alegrias.

Em agradecimento a Deus por mais uma bênção, segue abaixo o vídeo da música “Graças, Pai”, composta por Martin Valverde e interpretada pelo Pe. Fábio de Melo.

sábado, 7 de fevereiro de 2009 2 comentários

Imagens para revigorar a alma

A Vanessa, minha irmãzinha do meio, mandou-me hoje o link deste vídeo. São imagens com frases de esperança e fé, tendo como música de fundo o instrumental da canção "Perfeito é quem te criou". Lindo! Vale a pena ver.

* Nessa, obrigada por seu carinho e seu apoio. Com uma irmã carinhosa como você a distância não é nada! Obrigada por sua amizade e seu amor sempre sincero. Deus a abençoe por ser tão especial. Amo você!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009 0 comentários

Lei do Inquilinato

Mudar de casa, apartamento, endereço é sempre complicado quando o locatário é pego de surpresa. Principalmente quando ele é obrigado a procurar outro imóvel, pois o seu atual está à venda.

Para vendê-lo o quanto antes (após o prazo de 30 dias em que o locatário tem a preferência pelo imóvel), o locador impõe regras absurdas e se você não conhece a Lei do Inquilinato se prepare, pois terá muita dor de cabeça.

Hoje eu passei por uma situação semelhante com o dono do meu apartamento. Ele e a imobiliária queriam que eu abrisse as portas na mesma hora em que me ligaram, sendo que tenho os meus direitos de inquilina. Diante disso, bati o pé e só autorizei a visita no dia e no horário que eu podia atender.

A questão não era eu não querer mostrar o apartamento, pois cedi um dia e um horário para isso, mas eu ter uma vida, horários, privacidade e a lei me assegurando esse direito de escolher a data e horário ideal dentro da minha rotina.

A Lei do Inquilinato é clara quanto a isso no Artigo 23, cláusula IX:

“Permitir a vistoria do imóvel pelo locador ou por seu mandatário, mediante combinação prévia de dia e hora, bem como admitir que seja o mesmo visitado e examinado por terceiros, na hipótese prevista no art. 27;”

E completa no artigo 27:

“No caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direitos ou dação em pagamento, o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, devendo o locador dar-lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência inequívoca”.

O que me deixou surpresa e indignada foi saber que por o dono ser advogado ele sabia dos direitos que eu tinha como inquilina e que eu não estava pedindo nada absurdo ou contra a lei. No mínimo ele abusou de sua autoridade e ainda pensou que eu era uma ignorante no assunto. O inquilino tem seus direitos, tanto quanto o locador e, como advogado, ele sabia disso.

Por isso devemos conhecer as nossas leis e não deixar que as pessoas nos façam de idiotas. Conheça os seus direitos. Lute por eles sempre. Nós só temos a ganhar com isso.
 
;