terça-feira, 12 de maio de 2009 2 comentários

Pergunta o que quer, ouve o que não quer!

Respondendo ao título do post anterior: não, não existe bom senso em condomínio. Pelo menos não no que eu moro atualmente.

Hoje, só para variar, a vizinha mais mal-educada e fofoqueira do prédio bateu a minha porta com um sorriso cínico no rosto, questionando-me sobre uma assinatura que eu e o Marcio fizemos, junto com outros moradores indignados, autorizando a abertura de uma parede feita em uma porta com acesso a garagem e entrada principal do prédio, por essa mesma vizinha ignorante, que mora no térreo. Motivo? A moradora queria privacidade no pequeno espaço destinado à passagem de qualquer morador do condomínio.

Ao concretar a porta, a moradora não consultou ninguém do prédio, principalmente a síndica, por não conversar com a mesma há anos. Deu para entender o motivo de chamá-la de mal-educada, né?!

Ao questionar-me o porquê da minha ação em assinar o papel, eu fui muito honesta, dizendo que eu usava a passagem, assim como os demais moradores do condomínio. O sorriso sarcástico, ainda em sua face, perguntou-me se ela não tinha direito a privacidade e eu respondi prontamente que em condomínio é impossível. Tentei cortar o assunto respondendo da mesma maneira que as perguntas estavam sendo dirigidas a mim (com um sorriso debochado nos lábios), perguntando se ela bateria na porta de todos que assinaram o documento para saber o motivo que era evidente. Desconversando o assunto, o seu sorriso petulante tentou "encurralar-me" perguntando-me se eu não tinha privacidade com minhas janelas...

Matei a frase respondendo o que está entalado há anos em minha garganta: "Minha senhora, minhas janelas permanecem a maior parte do tempo fechadas para não ouvir as suas fofocas!" Não foi maldade, gente, ela realmente conversa com a vizinha do andar de cima pela janela. Conversa, não, grita. O cúmulo do absurdo.

Não sei como consegui dizer isso, mas finalmente consegui responder a frase que eu queria e no momento certo. Tempos atrás um diálogo como esse nunca teria acontecido. A pessoa conseguiria me humilhar facilmente.

Tentei ser educada com ela esses anos todos, mas detesto ser ignorada, principalmente por gente mal-educada. Não tolero mais que as pessoas tentem me derrubar, humilhar ou prejudicar. Cansei.

Penso se estou sendo muito má ao pensar e agir assim, mas no momento acredito estar me defendendo do mundo. Não guardo mais sentimentos ou frases, fazendo com que eles me torturem por dias ou meses por não tê-los dito como a pessoa merecia. Respondo. Defendo-me. Dei um basta as injustiças! Reajo finalmente.
segunda-feira, 11 de maio de 2009 0 comentários

Bom senso em condomínio existe?

A cada dia que passo neste condomínio me convenço que o número de vizinhos sem noção de espaço e respeito aumenta em enormes proporções. Quando não é fofoqueiro é indiscreto e insensato.

Hoje o casal de moradores do andar abaixo ao meu soube da venda deste apartamento. Tocou a campainha e me informou que queria ver o apartamento naquele momento. Isto é, sem marcar um dia nem horário. Achei absurdo! Uma pessoa com bom senso saberia que o mais adequado é ligar para o inquilino e marcar um horário. O que tem de difícil nisso? Não...mas eles preferiram bater a minha porta para serem atendidos prontamente, sem se importar se eu havia chegado do trabalho, se a casa estava organizada como gostaria de apresentá-la, se eu estava disposta a fazer a vontade deles.

Daí vem a pergunta: e o trabalho da corretora em organizar essas visitas? E eu respondo: das quatro visitas que ela agendou conosco com horários e datas, somente uma foi concluída. As demais nem se quer foram avisadas de que não se realizariam. Profissional competente esta, não?!

Como ando sem paciência nenhuma, disse ao casal sem rodeios que não poderiam visitar o apartamento sem agendar conosco antes. Será que ninguém entende isso?

Não vejo a hora de mudar para a minha casinha nova.... Tomara que os vizinhos não sejam tão impertinentes como os daqui. Quero sossego e privacidade. Será que isso é pedir demais?
 
;