terça-feira, 26 de março de 2013 0 comentários

Estudando para concursos públicos

Entrei neste mundo dos concursos há alguns anos como mais um número. Foi no ano passado que eu deixei de tentar a sorte para enfim me preparar, ainda que por um curto período. No segundo dia de estudos o edital saiu, então tive menos de 2 meses de preparação.

A minha motivação foi o querer mais. Sentir que a minha dedicação em me preparar o máximo possível para o mercado de trabalho estudando, fazendo estágios e trabalhando, tudo ao mesmo tempo, fazia com que eu realmente merecesse ir além.

Estava muito desanimada com o curso da minha profissão - o baixo salário e a não obrigatoriedade do diploma de jornalista - e isso foi e continua sendo o motivo para eu querer passar em um concurso público para ter uma boa renda e estabilidade. Quero provar a mim mesma que todo esse esforço nunca foi e será em vão.


Rotina de estudo

Julho 2012
Foram aproximadamente 2 meses estudando 4 a 5 horas por dia para a realização de um sonho. Como trabalhava em horário de expediente, acordava às 5h da manhã para estudar até às 6h. Depois do trabalho passava mais 3 a 4 horas em cima dos livros, com extensão inclusive aos sábados e domingos.

O que parecia impossível aconteceu: logo acostumei ao ritmo, mas com o passar dos dias o cansaço levou-me facilmente ao estresse e a exaustão. Ainda assim encontrava forças através da minha fé e da esperança de que valia a pena o sacrifício! A minha fé, aliás, foi e continua sendo um alicerce na minha vida. Uma espécie de combustível que me impulsiona a seguir sempre em frente.

Pequenos acompanhantes de estudo
Julho 2012
Por ter pouco tempo não estudei da forma correta, ou seja, revisando a matéria e fazendo exercícios e simulados de concursos anteriores, afinal não podia perder tempo. Dois grandes erros. No finalzinho da jornada estava tão cansada que não conseguia mais me concentrar. A pressão de que eu tinha que passar era tanta que só pensava nisso. Mas ainda assim tinha fé de que o meu esforço valeria a pena.

Resultado

Por dois pontos não consegui a classificação. Fiquei arrasada. Eu não conseguia me perdoar por perder aquela preciosa chance que parecia ter caído do céu, afinal o edital apareceu quando eu resolvi estudar e o principal: faltou MUITO pouco. Nunca cheguei tão perto em um concurso. Desisti. Meu terceiro erro. Já dizia o 'guru dos concursos', Willian Douglas:

"Concurso não se faz para passar, mas até passar".

Mesmo frustrada o pensamento de que havia chegado perto sempre martelou na minha cabeça. Claro, eu me esforcei, mas precisava de mais técnicas para passar. Foi aí que encontrei o livro "Como passar em provas e concursos" do próprio William Douglas. O conhecia através do também concurseiro Alexandre Meirelles. Em um dos artigos que li do Alexandre, que me ajudou e animou muito na época, ele citava como referência o Willian.

Comprei o livro e agora o estou lendo e adorando! Se eu tivesse lido "a bíblia dos concurseiros" antes daquela prova com certeza as chances de passar seriam maiores.

Presente e futuro

E aqui estou eu, animada novamente para um futuro concurso. Ler o livro do Willian tem me estimulado a pensar positivo e acredito que esse seja o grande diferencial desta obra, com frases filosóficas e passagens bíblicas. Estas são as duas que me inspiram e uso como referência para alcançar a tão almejada vitória:

"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 
"Sonhos são gratuitos. Transformá-los em realidade tem um preço." (E. J. Gibs)


Não posso desistir agora que cheguei tão próximo de ser concursada. É preciso mais que estudar, mas acreditar que com as técnicas certas eu tenho sim grandes chances de ser passar em um concurso. De dar valor, como poucos dão, ao meu esforço, meus estudos, meu trabalho, minha profissão. Só preciso ter a coragem de recomeçar. Com paciência e determinação qualquer um chega à vitória.

Para quem não tem o livro do Willian Douglas - que eu recomendo, pois acredite é fantástico - pode conferir um breve resumo das técnicas de como estudar para concursos no blog Vida Organizada.

Espero em breve postar aqui no Áudio Memória a conquista de passar em um concurso público. Aos colegas concurseiros força e coragem! Pensem que já chegamos onde muitos não chegaram. Agora falta pouco.  Muito pouco. ;)
 
;