sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Preparativos para viajar com a Nina

Primeira vez do Floc e da Nina na Caixa de Transporte ;)

A Nina mal completou 4 meses de idade e já se aventurará para a sua primeira viagem... de ônibus!

Na verdade eu me aventurarei, né, pois há 5 anos trouxe o Floquinho de Lorena até Três Lagoas de ônibus, resultando em aproximadamente 13 horas de viagem contando condução e metrô.  Agora reviverei a cena tendo como destinho sampa.

Nem acredito que repetirei a dose, mas é por uma boa causa. Apresentarei a Nininha à vovó e titias maternas e se tudo der certo às paternas também – acho que a dona Vandi me mata se ler isso...rs.

Comprei ontem a caixinha de transporte, um dos itens obrigatórios para o transporte de animais domésticos. Quase desisto da viagem em razão de uma lei determinada pela Artesp desde 1º de maio deste ano, obrigando a compra de uma poltrona ao lado do dono para o animal embarcar no ônibus. A minha sorte foi que a lei é voltada para empresas de transporte intermunicipal, ou seja, como o destino é outro estado não nos encaixamos nesta portaria. Ao menos foi assim que a atendente da Reunidas me informou. Estou contando com isso.

Agora é acostumar a Nina à caixa de transporte para ela não dar trabalho no ônibus. Não terei muito tempo para adestra-la como neste vídeo, mas já estou usando as técnicas dos petiscos para ela associar a caixa a algo bom.

Lembro que com o Floc eu não tive tempo e nem conhecia essas regras. Fui passear em casa e voltei com um cachorrinho. Estressei no ônibus. Só de me ver com o Floc o passageiro do lado reclamou. E olha que o Floc nem deu trabalho!

A veterinária receitou um tranquilizante – o mesmo que usarei com a Nina – para deixá-lo menos agitado, mas mesmo assim, a cada suspiro que o Floquinho dava, por causa daquele chato do meu lado, eu ficava desesperada com medo dele implicar. Graças a Deus no final deu tudo certo.

Acho que com a Nina será ainda mais tranquilo. Dessa vez o Marcio nos acompanhará na ida, então não terá porque ninguém reclamar. O problema será na volta que só estaremos nós duas. O jeito é torcer para,  por Murphy, eu não trombar com o chato de novo, cinco anos depois.

Mas sagitariana como sou, tendo como companhia canina uma virginiana, com certeza tiraremos de letra essa aventura.

Iitens obrigatórios para viagens em ônibus

No site da Reunidas eles informam as condições necessárias para o transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte (cão e gato), com peso até oito quilos. Mas caso não saiba, a empresa pede que siga aos seguintes critérios:

1. Serão transportados obrigatoriamente em contêineres, com dimensões apropriadas, confeccionados em fiberglass ou similar, mantidas boas condições de higiene, segurança e conforto ao animal.

2. O contêiner deverá ser alojado, preferencialmente, no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro detentor, restrito ao espaço físico de sua poltrona e deverá permanecer confinado durante toda a viagem, sendo proibida sua acomodação no corredor.

3. Excepcionalmente, os animais poderão ser transportados em compartimento isolado, desde que o ônibus disponha de local apropriado, com perfeitas condições de iluminação, ventilação e segurança, garantindo seu bem estar.

4. É vetado o transporte de animais com suas patas atadas, ou qualquer modo que lhes produza sofrimento ou estresse.

5. Particular atenção deve ser dada a sua higienização e do recipiente de transporte, preservando a comodidade e conforto dos passageiros. Se necessário, nos pontos de parada durante a viagem, deverá ser feita nova higienização.

6. Antes do embarque, o passageiro detentor deverá apresentar documento firmado por médico veterinário, atestando as boas condições de saúde do animal, emitido no máximo15 dias antes da data da viagem.

7. Deverá ainda apresentar carteira de vacinação atualizada, na qual conste pelo menos as vacinas anti-rábica e polivalente.

8. Lembramos que o animal, a critério de seu dono, poderá ser sedado durante a viagem. Recomenda-se, para tanto, seguir a orientação de um médico veterinário.

Boa viagem para todos nós! ;)

Update - Não tive nenhum problema quanto a viajar com um cachorrinho pela Reunidas Paulista e a Nina não deu nenhum trabalho no ônibus. Na ida usei o calmante com medo dela estranhar por ser a primeira viagem, mas na volta nem precisei usar, pois ela se comportou como uma donzela canina. Todos amaram ela na casa da minha vó e me fizeram prometer que sempre a levaria comigo nas viagens para também visitá-los. Uma pena que no Natal não conseguirei cumprir com o prometido... Mesmo com o coração apertado terei que deixá-la ainda tão pequenininha em um hotelzinho. :(

Nenhum comentário:

 
;