sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

TPM: quem disse que eu não tenho?

Eu não sabia, mas faço parte dos 75% das mulheres que sofrem com a TPM (Tensão Pré-Menstrual). Mal este que antecede o período pré-menstrual.
Os sintomas são claros: agressividade, vontade de chorar, falta de sono, inchaço, ansiedade, dor de cabeça, acne, fome em excesso ou falta de apetite.

Descobri isso hoje com a ajuda do Marcio que confirmou minha suspeita. É batata! Uma vez por mês eu fico irritada de uma maneira que nem eu mesmo entendo. Basta uma coisinha (queimar o arroz, por exemplo) e pronto, parece que uma tempestade se formou sobre a minha cabeça. A vontade de explodir e xingar o mundo é enorme! Nunca fui boa na cozinha, confesso, mas mudar totalmente o humor por conta de um pequeno deslize é demais, né?!

Demorei anos para descobrir que sofro de Tensão Pré-Menstrual, mas especialistas afirmam que bastam dois meses de análise diária dos sentimentos e emoções para chegar ao diagnóstico. Se os sintomas que você anotou em um calendário desaparecem no dia que a menstruação chega então sinto muito, mas você sofre deste famoso mal.

Para aliviar a TPM os médicos recomendam realizar atividades que proporcione bem-estar como andar no parque; procurar fazer uma alimentação leve e saudável como verduras frutas e legumes; não agendar compromissos importantes e se arrumar mesmo que a pessoa não vá sair de casa para levantar a auto-estima.

Mulheres boa sorte!

4 comentários:

Agnes Arruda disse...

Eu sempre tive TPM. Na república as meninas até sabiam quando podiam ou não fazer uma brincadeira mais "pesada", por assim dizer. Elas me respeitavam e entendiam minha situação e essa colaboração é sempre muito importante.

Posso por muitos estresses diariamente. Quando vim fazer a campanha aqui em Caraguá, foram cinco meses de tortura... mas sabe, Su, pouca TPM eu tive depois q iniciei o Kung Fu, o Tai Chi e a alimentação vegetariana.

Esses hormônios são mesmo danadas e o desequilíbrio deles nos faz parecer as pessoas mais frágeis do mundo, que têm vontade de sair q nem retardada correndo e chorando por aí.

Saudades de vc.

Anônimo disse...

Su, a única coisa que melhorou minha TPM foi tomar Yasmin (http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT503096-1664-1,00.html/). Vc já perguntou ao seu médico sobre algum medicamento que possa te ajudar? Eu só comecei a ter TPM depois dos 30 anos e sinto que a cada ano que passa, ela aumenta. Só o Yasmin é que consegue controlar a situação, além disso, adeus à dor de cabeça, cólica, acne, irritabilidade, deprê, etc. Alimentação ajuda bastante, mas quando almoçamos fora por causa do trabalho, fica difícil seguir uma dieta à risca. Fique bem longe dos chocolates, doces e frituras durante o período da TPM.

Suélen disse...

Oi Solange! Eu tomo Yasmin sim. Minha ginecologista mudou antes mesmo de saber sobre a TPM. Estou pensando seriamente em conversar com ela sobre isso. O único problema aqui é marcar uma consulta. A última vez tive que esperar três meses! :( Obrigada pela dica! Beijos

Suélen disse...

Gui... saudade!!!!!! Você tem TPM, né?! Lembro da época da facul. :) Obrigada pelas dicas! Prometo tentar seguir todas! ;) Beijos

 
;