quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O que significa a Quaresma

A partir de hoje os católicos começam a viver a Quaresma (40 dias que antecedem o Domingo de Páscoa). É nesse domingo que comemoramos uma das maiores festas do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo.

Para nós católicos, a quaresma tem um significado muito importante: conversão e reflexão. Esse é o tempo ideal para nos aproximarmos mais de Deus. Refletirmos sobre nossas ações para com o próximo e nossos pecados. Ou seja, um verdadeiro exame de consciência para nos tornarmos pessoas melhores.

A penitência e a oração são duas das três linhas de ação que nos ajudam a alcançarmos o crescimento pessoal e espiritual. Duas experiências lindas e importantes que nos ajudam a “enxergar” o quanto Deus é essencial e importante em nossas vidas.

Existem vários exemplos de penitência. Para expressar respeito e gratidão a Cristo por tudo o que fez por nós, algumas pessoas se abdicam de algo que gostam muito. Um exemplo? Um chocólatra deixará de comer chocolate por 40 dias.

Deixar de consumir um doce ou refrigerante é muito mais fácil que morrer na cruz, não acha? Cristo sempre nos amou e sua maior prova foi morrer na cruz para nos salvar. Mesmo tendo poderes para acabar com toda a dor e sofrimento ocasionada pelos homens da época, Ele pediu a Deus para perdoá-los, pois os mesmos não sabiam o que estavam fazendo.

Será que ninguém consegue deixar de comer um doce em gratidão a Jesus por todo esse amor que Ele sente por nós? E conseguir atingir o propósito da penitência (a terceira linha da Quaresma): guardar o dinheiro que gastaria em doces para fazer caridade?

Vamos, então, aproveitar a Quaresma para buscarmos o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, paz e amor em toda a humanidade.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) orienta aos cristãos a recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

Nenhum comentário:

 
;