segunda-feira, 30 de julho de 2007

Aparelho fixo de Porcelana

Descobri a aproximadamente seis anos em uma visita ao dentista que sofria de um problema em minha articulação temporomandibular, conhecida popularmente como ATM. Um dos principais diagnósticos deste problema é o som de estalo que se faz ao abrir e fechar a boca, ou seja, o encontro dos ossos que sem a proteção da cartilagem (desgastada) faz com que ambos se choquem.

A procura por um profissional veio quando em uma certa manhã, aparentemente normal, minha mandíbula travou no momento em que estava escovando os dentes. Só consegui "destravá-la" quando achei o ponto de ligação entre elas, contraindo desesperadamente o local com a intenção de que tudo voltasse ao normal.

Pois bem, mas meu caso não se resolveria apenas com um aparelho voltado ao tratamento da ATM e sim com um fixo que corrigiria a minha mordida cruzada, aparentemente uma das causas do problema. Imaginar-me utilizando um aparelho fixo sempre esteve fora de cogitação. Encontrei vários motivos para não colocá-lo: faculdade, formatura, profissão.

Estas desculpas já não colam mais, visto que realmente preciso fazer o tratamento. Felizmente a medicina evoluiu criando a ortodontia estética. Existe hoje no mercado o aparelho fixo feito de porcelana. O material curte o mesmo efeito que o de alumínio e faz o que parecia ser antes impossível: fica quase que imperceptível aos nossos olhos se não fosse o arco do aparelho original.

Pesquisei muito sobre o aparelho na internet e descobri que não há diferença na eficiência do tratamento entre um e outro. Para me deixar mais segura e realizar de vez o tratamento imposto pelos dentistas resolvi colocar o estético.

Amanhã não terei escapatória. Colocarei o aparelho e conviverei com o mesmo de dois a três anos se tudo der certo. Que assim seja!

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

 
;