quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O dia em que a Nina caiu e perdi o fôlego

Nina dodói. Não é de cortar o coração? :(
Hoje, para a minha tristeza e remorso que sempre paira no ar, a Nininha caiu do meu colo a uma altura muito pequena, mas que me atormentou o resto do dia. 

Acho que só não machucou mais, pois quando percebi que ela iria cair abaixei. Na hora o barulho pareceu que ela havia batido a mandíbula no chão. 

Fiquei sem fôlego por alguns segundos até me recuperar e partir para a ação. Apalpei o local e ela não emitiu nenhum som. Alívio e muitos beijos e pedido de desculpas depois. 

Mas eis que passado um tempinho percebi que ela havia se machucado sim e mancava. Pressionei com leves toques todas as patas e nada dela dar sinal de dor. É incrível como mesmo sabendo o que fazer - no caso ligar para o veterinário - recorremos ao Google, né?! Sabia que não encontraria nenhuma resposta, mas ousei procurar. 

A minha sorte é que a veterinária do Floc e agora da Nina é um anjo para eles e para mim. Falei com ela por telefone e além de me acalmar ela aconselhou dar um anti-inflamatório para não haver futuras complicações.

E daí vem a parte difícil. Como dar 1/4 de comprimido para um cachorrinho sem frustrações e brigas dos dois lados? 

- Fácil -, pensei por um segundo. Era só colocar em prática o que havia aprendido com o Floc. 

Dando comprimido para a Nina

Triturei o comprimido usando um pilão - que só de ouvir o barulho o Floc fica alerta a espera de gostosuras (remédio) - e fui acrescentando ingredientes que eu tinha certeza que a Nina iria gostar. 

Como ela é filhotinha ainda não pode comer aquelas misturas prontas para cachorros que encontramos no supermercado e é o nosso socorro quando vamos dar remédio para o Floc. Então comecei colocando junto com o comprimido o biscoito canino dela e uns pedacinhos de bifinho de carne. Não deu certo. Ela comeu o bifinho e deixou o biscoito.

Então, para não perder a primeira mistura que já estava com o remédio, acrescentei um pedacinho do biscoitinho do Floc que ela adora e sempre tenta roubar dele. Nada. 

Recorri ao "Deus" Google mais uma vez para descobrir quais frutas eu poderia dar para ela, as quais tivesse fácil em casa. Tentei melancia e como ela gostou adicionei à mistura. É... ela comeu mais ou menos, mas precisava comer tudo para tomar o remédio. 

Sabe qual foi o ingrediente final que ela adorou? A ração do Floc que ela também sempre tenta roubar - por que não pensei nisso antes?

Depois de várias tentativas consegui dar o remédio sem drama para a Nina. Agora aguardo ansiosa ela parar de mancar de vez, pois brincando e correndo ela já voltou a fazer que é uma beleza.

Mais uma vez recordei uma frase que uma amiga compartilhou comigo certa vez. Mãe de três filhos e de uma cachorrinha linda, ela comentou que um dia, quando um cachorrinho meu ficasse doente, eu saberia como uma mãe fica ao ver seus filhos adoentados.

E sempre penso a mesma coisa: se sofremos tanto assim com um cachorrinho doente, imagina com um filho? Meu Deus que medo...

Update - A Nina amanheceu novinha em folha. Ontem a noite, para tomar a segunda dose do remédio, precisei misturar todos os ingredientes novamente. Usar só a ração do Floc não chamou a atenção dela, pode?! Mas ela parou de  mancar e isso é o que importa.

Nenhum comentário:

 
;