domingo, 19 de outubro de 2008

Eloá e Nayara

O Brasil viveu nessa última semana dias de agonia com o seqüestro das duas jovens de quinze anos em Santo André. Todos estamos indignados.

A loucura de um ex-namorado, Lindembergue, acabou com os sonhos de uma garota linda e cheia de vida como a Eloá.

A coragem e solidariedade de Nayara, amiga de Eloá, comoveu o país e nos fez pensar na importância da verdadeira amizade.

A morte da adolescente ficará registrada em nossa memória por muito tempo. Como jornalista não posso deixar de comentar o trágico desfecho dessa história. Será que a polícia errou em algum momento? Segundo o agente da S.W.A.T sim.

Assisti há várias análises feitas por especialistas nos telejornais e todas têm lógica. Porém, o que ninguém comentou foi o erro da imprensa em filmar em tempo real toda a tática da polícia e, assim, cooperar com o seqüestrador, passando informações que deveriam ficar em sigilo absoluto.

Eu sou jornalista e muitas vezes defendi a minha profissão aqui no blog, mas nesse caso meus colegas erraram!

O Fantástico mostrou a tática que a S.W.A.T usaria se estivesse no caso e ficou evidente que seria impossível usá-la, pois os cinegrafista filmariam toda a ação e mostrariam não só ao país, mas ao próprio seqüestrador.

É claro que eu queria saber o que estava acontecendo e pulava de canal em canal para me informar. Mas naquele momento o ex-namorado fazia o mesmo e, talvez, isso tenha atrapalhado bastante na negociação.

O dever do jornalista é manter informada a população, mas não podemos colocar vidas em perigo! Devemos aprender com tudo isso!

A polícia precisa orientar os profissionais da imprensa sobre o que deve ou não mostrar na televisão. Impedi-los de filmarem o que não tem necessidade no momento.

Acho que os jornalistas não fizeram por maldade... mas que atrapalharam e muito esse desfecho, isso atrapalharam!

Um comentário:

Pod papo - Pod música disse...

Eu também achei que os jornalistas se intormeteram demais nesse caso e acabaram atrapalhando. Muitas informações deveriam ser mantidas em sigilo mas, a pressa dos jornalistas em passar a informação era tão grande que eles não tiveram pasciência de esperar tudo acabara para só depois informar a população sobre as estratégias da polícia. E o pai da Eloá está fugindo da polícia e a imprensa já noticiou. Segundo a polícia, através do pai da Eloá eles conseguirão solucionar muitos crimes e prender muitas pessoas. Só que já ta todo mundo sabendo disso então, provávelmente os outros criminosos comparsas do pai da Eloá já estão fugindo também, já devem estar bem longe daqui. Eu acho que a imprensa deveria mais uma vez ter esperado tudo se solucionar para depois divulgar.

Mas, eu não tenho nada contra a imprensa, admiro muito o trabalho dos jornalistas. Essa é apenas a minha opinão de leiga pois, eu nem estudo jornalismo (rs)..mesmo sendo leiga eu também consegui identificar alguns erros.

beijão!

 
;