quarta-feira, 25 de abril de 2012

A banalização do humor no Brasil

Em 2008, o Ator Wagner Moura escreveu uma carta aberta sobre um infeliz episódio que viveu como vítima de um programa de televisão humorístico. O texto está circulando hoje no facebook em razão da indignação das pessoas em assitir uma dançarina do Pânico na TV raspando a cabeça em um programa ao vivo em busca de audência.

Eu concordo com a carta do ator em gênero, número e grau.

Quando o povo brasileiro vai dar um basta nesse desrespeito? Humor inteligente? Prefiro fazer parte da parcela que considera esse humor desrespeitoso, banal, preconceituoso, arrogante, estúpido, politicamente incorreto.

Não quero ser considerada inteligente pela covardia de Danilo Gentili, Rafael Bastos, Pânico na TV, CQC e cia que não nos respeitam. Sim, tenho mais o que fazer e programas melhores para assistir!

Certa vez, assistindo ao programa CQC, deparei-me com Danilo Gentili tirando sarro de uma senhora. Ela estava sentadinha e ele foi ao encontro dela. Tirou sarro o quadro inteiro e, desse dia em diante, não consegui mais assistir ao programa que, na verdade, nunca me chamou a atenção. Percebi que pessoas como ele não mereciam o meu tempo.

Que ser humano tem coragem de fazer uma piada com uma senhora que viveu 60, 70 anos para um dia alguém - que não foi o Danilo Gentili, claro! - perceber seu devido valor e respeitá-la por tudo o que já viveu?

Ele ria, sem dó nem piedade, da cara dessa senhora de aparência simples e humilde. Ele ridicularizava seus erros de português... suas respostas inocentes...

Será que as pessoas que riam com ele não se colocaram no lugar dela? Melhor, não imaginaram que ele, o “inteligentíssimo” Danilo Gentili, podia estar tirando sarro de uma pessoa querida delas, como suas avós? Sua mãe????

Todos, jovens ou não, merecem respeito!!!

Quando a sociedade vai acordar e perceber que isso não é humor, muito menos inteligente? Quer um humor inteligente? Vou citar apenas três nomes: Chico Anysio, Chaves e Os Trapalhões. Até hoje as pessoas riem e são as mesmas piadas! Eles não precisaram acabar com a dignidade de ninguém para nos fazer rir.

Para mim, ver Danilo Gentili e Rafael Bastos levando o crédito de inteligentes é humilhante. Eles ridicularizam o nosso povo, a nossa história, a nossa essência e o que é pior, ganham para isso!!

Acorda, Brasil!!! Eles ridicularizam você!!!!! 

Não, não quero ser considerada inteligente por assistí-los. Eu realmente tenho mais o que fazer a dar audiência para esses covardes!!

3 comentários:

blog do jair disse...

Dizer que os Trapalhões é humor inteligente é demais. Não existe humor nesse programa. Talvez, se tirassem o Didi. Lembro do Muçum e do Zacarias,eles sim eram bons. No mais, concordo com tudo que você disse.

Suélen disse...

Olá, Jair. Digo "Os Trapalhões" com o Mussum e o Zacarias mesmo. Aquele que passava no domingo a noite (ao menos na minha época)com a turma toda. Não "A Turma do Didi". Obrigada pelo comentário!

blog do jair disse...

Suelen:
Confundi os programas. Mas é isso mesmo: Trapalhões, sim; Turma do Didi, eca.

 
;