sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Imprensa X Personalidade pública

A participação da imprensa na vida pública de famosos e autoridades sempre rendem discussões e críticas entre as pessoas.

Para algumas a imprensa (jornal, rádio, televisão, internet) é cruel, simplesmente “um bando de urubus por cima da carne fresca (sic)”.

Porém, quando querem informações sobre um acidente, sobre o tempo, sobre seu artista favorito ou sobre as autoridades corruptas para quem elas recorrem? Sim, para a mesma imprensa amada por uns e odiada por outros.

Eu sempre ouvi essas reclamações e em respeito aos meus colegas e a minha profissão explicava a diferença do bom e mau profissional, existente em qualquer profissão.

O sensacionalismo é um bom exemplo do trabalho feito por profissionais inescrupulosos. Mostrar em uma rede de televisão cenas de sangue ou gritos alarmantes para chamar a atenção do telespectador é repugnante. Não aprendemos isso na faculdade. Pelo contrário, somos orientados sobre as leis de imprensa e conduta ética desde o direito até o dever de um jornalista.

O caso da Sandy, por exemplo, que casou e não convidou a imprensa para cobrir a cerimônia rendeu várias discussões na internet sobre ser ou não justo a sua decisão.

A minha opinião sobre o assunto é que ela é uma pessoa pública e deve satisfação para os seus fãs sobre a sua vida profissional e/ou pessoal. Claro, nem tudo ela precisa dividir com a imprensa, mas por que não mostrar seu casamento para os fãs? Para alguns a imprensa foi injusta com ela, mas em que momento?

O problema de não divulgar a cerimônia não seria a imprensa, mas a opção da cantora em não querer divulgar a celebração por ser na opinião dela um momento íntimo. A imprensa não tem culpa nenhuma disso.

Vários casos (policiais, políticos) só são resolvidos porque a imprensa fica em cima. O caso Isabela, por exemplo, só chegou a uma conclusão em poucos meses porque a imprensa cumpriu o seu papel de divulgar os fatos de interesse público e combater e denunciar todas as formas de corrupção (artigo 9º do Código de Ética).

Os bons profissionais fazem um excelente trabalho para a sociedade e acusá-los é injusto. Os famosos e as autoridades escolheram ser pessoas públicas, então por que massacrar repórteres que buscam informações para o seu público-alvo?

Muitos jornalistas morreram em trabalho, pois buscavam melhorar o mundo, o país ou a cidade em que moravam para a população.

Sendo assim não somos urubus por cima da carne fresca. Somos profissionais em busca da verdade e dos direitos e deveres de uma sociedade mais dígna. Os verdadeiros profissionais merecem respeito.

Update

Sandy e o noivo Lucas Lima divulgaram hoje (13/09) para a imprensa algumas fotos do casamento com a família e convidados.

Através de sua assessoria de imprensa, a cantora publicou ainda uma nota de agradecimento aos fãs, dando uma satisfação maior ao seu público quanto a opção de não divulgar o casamento na mídia.

Nenhum comentário:

 
;