quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Vacinação contra a rubéola e informações para doar sangue

Apesar da Campanha Nacional de Vacinação contra a rubéola ter terminado há uma semana, fui hoje ao Posto de Saúde para cumprir com o meu papel de cidadã e aumentar as estatísticas – as mulheres respondem pelo maior percentual na vacinação por a doença representar perigo na gravidez, como a má formação do bebê.

A meta do governo era vacinar 95% da população brasileira, isto é, 70 milhões de pessoas até 11/09. O último balanço do Ministério da Saúde, realizado em 5/09, registrou que 67,73% da população compareceu aos postos. Cerca de 47,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra a rubéola, fazendo com que a campanha no Brasil se torne a maior vacinação entre adolescentes e adultos já feita no mundo.

Aproveitei a ocasião para colocar a carteira de vacinação em dia e vacinar contra a Meningite B.

Antes de tomar a vacina a idéia era doar sangue. Acordei determinada a realizar a ação, já que na balança digital da farmácia havia alcançado os meus 50 Kg. Porém a balança mecânica do hemonúcleo comprovou o contrário: 49 Kg. Para a minha tristeza voltei para casa sem fazer a segunda doação que eu aguardo há dois anos para realizá-la. Não tem choro, para doar preciso pesar mais de 50 kg, então o jeito é tentar conseguir mais uns dois quilos.


Quem estiver em dia com a saúde aproveite a chance para fazer a doação. Eu fiz uma vez e não senti NADA. O melhor mesmo é a sensação de saber que você conseguiu ajudar alguém.

Para doar sangue é fácil, você precisa:

* Gozar de boa saúde;
* Ter entre 18 e 65 anos;
* Pesar mais de 50 kg;
* Tomar café da manhã antes da doação.

Você ainda pode conferir gratuitamente os resultados dos exames que serão feitos com o seu sangue como:

* AIDS;
* Sífilis;
* Doenças de Chagas;
* HTLV I/II;
* Hepatites B e C;
* Tipo sanguíneo.

Mais informações sobre a doação podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

 
;