quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Adestrando o Floc - Parte I

Desde que comecei a assistir ao programa "Ou Eu Ou o Cachorro", da GNT, apresentado pela adestradora Victoria Stilwell, o Floc melhorou 85% seu comportamento .

Para chegar a 100 falta ele parar de latir para os amigos e parentes que chegam perto da gente ou dele mesmo e não fazer mais xixi dentro de casa. É... ele continua marcando território no apartamento.

Assistindo ao episódio de ontem sobre os maus hábitos (semelhantes ao Floc) de Peanut, temos um novo cronograma para seguir nos próximos dias. Eu disse cronograma? Não, uma maratona para cumprir, melhor dizendo!

Para acabar com o hábito de marcar território terei que sair com o Floc OITO vezes por dia. Isto é, a cada duas horas! Estou me vendo nas olimpíadas!

E para acabar de vez com a má recepção do Floc com as pessoas, terei que exercitar o comando que ele já sabe (senta e fica), mas com algumas modificações. Na série a adestradora ensina a própria visita a jogar ou dar pedacinhos de frango antes de se aproximar do cachorro. Assim ele associa que chegar alguém significa coisa boa: " Hum... frango!".

É...com a Marina estou tendo bastante trabalho, mas já vimos que deu certo com a amiga da Cintia, Eulália e na última reunião familiar.

Vou ficar por aqui. Já deu o horário de levar o Floc para fazer as suas necessidades. Lembrando que é o segundo passeio. Faltam SEIS ainda! Ufa, vamos lá!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Su, acho que o grande barato de ter um cachorro é essa parte do treinamento. É um trabalho danado, mas compensa muito ver o bichinho treinado.

Todos os meus cachorros foram ensinados a fazer as necessidades no lugar certo, e aprenderam em menos de 1 semana. Mas a Dona Mika é danadinha e não faz cocô no lugar certo de jeito nenhum - culpa da criadora que treinou todos os bebês a fazerem as necessidades na grama. Então se eu a levo no parque (com gramado) duas vezes ao dia, eu não terei problemas. Outra forma de você saber que está na hora do Floc fazer xixi ou cocô, é você prender a guia na sua calça, pois assim o Floc ficará do seu lado o dia todo. Quando ele começar o movimento de rodinha ou cheirar muito o chão, é a hora de vocês sairem para fazer o serviço.

Quando vc não estiver em casa, compre um portão de segurança de bebê e prenda-o na cozinha com a caminha dele e água. Assim que vc chegar em casa, saia com ele pra fazer as necessidades. Um cachorro adulto consegue ficar sem fazer xixi e cocô até 12 hs. Cachorros não fazem as necessidades perto do local em que dormem e comem, por isso que deixá-los confinados em um lugar da casa é a única solução.

Não sei se você sabe, mas os materiais de limpeza acentuam o cheiro do xixi (somente eles é que sentem esse cheiro). Portanto, se você está limpando o xixi no chão com um produto do dia a dia, é bem capaz do Floc estar sentindo o cheiro do xixi bem forte e por isso vai urinar nos mesmos locais que já havia urinado anteriormente. Procure um produto canino específico para limpar o chão que tire cheiro de urina, é feito com enzimas que matam o odor. A Victoria Stilwell sempre usa esses produtos para tirar odor de xixi nos programas dela. E partir da casa livre de amônia é que ela começa o treinamento.

Receber pessoas em casa e sair com ele na rua, onde há muitas pessoas também é bom, pois assim ele estará sentindo diversos "cheiros" e isso faz parte da sociabilização do cachorrinho. Desta forma eles não ficam intimidados com pessoas estranhas.

Tenha bastante paciência e não desista! O resultado é maravilhoso!

Mil beijos

Anônimo disse...

Su, você conhece o Clicker? A Victoria Stilwell também usa bastante essa ferramenta para o treinamento. Vou deixar aqui um link sobre o clicker: http://www.andrebarreto.com/clicker/clicker.htm

Suélen disse...

Oi Sol, saudade!! Adorei as sugestões! Vou seguí-las! Estou usando produtos de limpeza específicos para cães, mas ainda assim o Floc faz as necessidades nos mesmos lugares. Talvez o produto não seja bom... O problema é encontrar variedades por aqui também. Obrigada pelas dicas! Agora o Floquinho chegará a 100%!! ;) Beijos

 
;