sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Imagens que já marcaram a história

O mundo sempre lembrará esta data e horário: 08/08/2008, às 20h08 (horário da China). Início da abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing. Os fogos de artifícios, as encenações sincronizadas, as cores e toda a criatividade dos chineses puderam ser comprovadas hoje. Se eles queriam impressionar o mundo não resta nenhuma dúvida que conseguiram!

O número oito representa para os chineses prosperidade e sorte. Por isso a escolha da data e horário.

A criatividade deste povo é tão genial que a escolha dos nomes dos cinco mascotes denominados Fuwa - que em mandarim significa “crianças de boa sorte” - formam um jogo de palavras com as primeiras sílabas de cada nome (Beibei , Jingjing, Huanhuan Yingying Nini), resultando na seguinte mensagem para os atletas que participarão das olimpíadas: "Pequim lhes dá as boas vindas".

Cada mascote representa um animal característico: Beibei (peixe), Jingjing (panda), Huanhuan (chama da tocha olímpica), Yingying (antílope-tibetano) e Nini (andorinha). Juntas, representam os principais elementos chineses do metal, madeira, água, fogo e terra.

Um dos momentos mais marcantes para a maioria do público foi o momento em que a pira olímpica do Ninho do Pássaro foi acessa pelo ex-ginasta Li Ning, de 45 anos. Segredo de estado que se fosse revelado antes do fim da festa renderia a pessoa sete anos de prisão.

Ele foi erguido por um cabo e voou por toda a lateral do estádio, acompanhado por um vídeo com imagens dos jogos. Após a “maratona” o ex-ginasta pôs a chama em um cano ligado ao caldeirão. A chama olímpica foi passando por toda a pira até chegar a seu topo.

Cabe a nós reverenciar este país de pessoas fortes, corajosas, inteligentes e criativas.

Nenhum comentário:

 
;